Você (mulher) sente dor no ato sexual?

A dispaurenia é a condição em que a mulher sente uma dor acentuada durante a penetração sexual, prejudicando o desempenho durante a transa e levando inclusive a espasmos que caracterizam o vaginismo.

Geralmente a dor excessiva na hora em que o pênis força as paredes vaginais para entrar é causada pela falta de lubrificação. Este quadro pode surgir quando não há carícias adequadas antes do coito, ou seja, pela "falta de preliminares". Além disso, traumas, ansiedade, fobias ou casos de cirurgias prévias na vulva podem levar à maior sensibilidade que causa a dispaurenia.

Outra causa comum é a presença de processos infecciosos como Bartholinite, Herpes ou irritação por substancias químicas.

O que fazer quando se sente dor excessiva na penetração?

Antes de mais nada, o parceiro deve ser colocado a par da situação com muita franqueza e segurança, pois o fato pode estremecer a confiança masculina, e prejudicar o relacionamento.

A mulher deve, porém, lembrar que jamais uma relação sexual deve ser uma experiência negativa para um dos dois e a compreensão é tudo entre os parceiros. O próximo passo é consultar um ginecologista, que deve encaminhar o tratamento adequado ao seu caso e resolver o problema.

Geralmente a solução de infecções, ou o uso de lubrificantes artificiais eliminam as complicações.

Um comentário:

  1. Boa Tarde,
    Sou graduanda do 4ºano de Fisioterapia, gostaria de através desse blog, se possível, divulgar o trabalho que estou realizando em mulheres com Dispareunia (dor no ato sexual).
    É gratuito, com duração de 3 meses. Os atendimentos são realizados na Zona Norte de São Paulo nos bairros da Vila Guilherme e Jaçanã.
    Para mais informações entrar em contato com Alessandra email: alessandra_mf@ig.com.br
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir