Há um modo de olhar para uma mulher que leva a dizer - Que bonita que é! E há outro modo de olhar que leva a dizer - Que boa que ela é! Se fôssemos pela rua com a nossa mãe ou a nossa irmã e ouvíssemos o primeiro, ficaríamos orgulhosos. Mas, se ouvimos o segundo, ficaremos irritados e com razão. Porque o primeiro é admirar uma mulher, o segundo significa que se olha para ela como objecto sexual. O primeiro é bom, o segundo mau.
Estou a referir-me ao que os homens experimentam em relação às mulheres, porque nisto homens e mulheres são muito diferentes. A mulher não sente essa atracção automática da carne perante o corpo de um homem. Pelo contrário, o homem sente-o perante o corpo da mulher. Por não saberem isto, muitas mulheres interpretam duma forma errada os olhares de muitos homens. Se supõem que são olhadas com admiração, pensam que se referem a elas como pessoas e não sabem que, muitas vezes, se referem simplesmente ao seu corpo de mulher.
Não sabem que o homem tende espontaneamente a fixar-se nos aspectos meramente carnais, no que a mulher tem de objecto. E por isso cometem o erro de quererem chamar a atenção jogando com aquilo que é propriamente sexual. Se soubessem o que passa muitas vezes pela cabeça dos homens que as olham, e o desprezo que muitas vezes provocam neles, ficariam muito surpreendidas. E algumas vezes dizem que os homens são umas bestas ou uns porcos, quando eles são, simplesmente, homens provocados na sua fraqueza pela ignorância vaidosa de uma mulher.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário